domingo, setembro 24, 2006

Palácio da Ventura...




Sonho que sou um cavaleiro andante.
Por desertos, por sóis, por noite escura,
Paladino do amor, busca anelante
O palácio encantado da Ventura!

Mas já desmaio, exausto e vacilante,
Quebrada a espada já, rota a armadura...
E eis que súbito o avisto, fulgurante
Na sua pompa e aérea formosura!

Com grandes golpes bato à porta e brado:
Eu sou o Vagabundo, o Deserdado...
Abri-vos, portas d'ouro, ante meus ais!

Abrem-se as portas d'ouro, com fragor...
Mas dentro encontro só, cheio de dor,
Silêncio e escuridão - e nada mais!

( Antero de Quental )

2 Comments:

At 6:31 PM, Blogger António Melenas said...

E que dizer deste bel´´issimo soneto de Santo Antero, como lhe chamavam os amigos?
Ei, gente aí do Brasil, andam cegos ou quê. Está bem que é tempo de eleições mas apreciar a boa poesia também

 
At 10:51 PM, Blogger Menina Marota said...

Adoro a Poesia de Antreo de Quenta... Tenho este postado no meu blogue:

Tenho cantado esperanças…
Tenho falado d’ amores…
Das saudades e dos sonhos
Com que embalo as minhas dores…

E eu cuidei que era poesia
Todo esse louco sonhar…
Cuidei saber o que é vida
Só porque sei delirar…

Eram fantasmas que a noite
Trouxe, e o dia levou…
À luz da estranha alvorada
Hoje minha alma acordou!

Esquece aqueles cantos…
Só agora sei falar!
Perdoa-me esses delírios…
Só agora soube amar


[Poema"Maria" de Antero de Quental]

Que aqui te deixo... com um abraço ;)

 

Postar um comentário

<< Home