terça-feira, maio 15, 2007

Calçada Portuguesa






Chamo-me passeio
Faço parte da História da cidade
Rasgaram-me em terra batida
Fui lamaçal com o frio e as chuvas
Poeirento ao calor e ao vento
Até se cansarem dos meus caprichos
Vestiram-me mais tarde com cubos de granito
E fui brindado na despedida do século dezanove
Com elegantes e distintos candeeiros a gás.
Perdi imponência e na minha decadência
Convivi décadas com mulheres da vida
Encostadas ao correr das minhas fachadas
Nos terraços que me animaram os serões
Senti o fel e o babel dos marinheiros ébrios
Presenciei brigas e tragédias de navalhas
Cenas de ciúmes a mancharem a minha reputação
Limparam-me de novo a face
E a perícia e o suor de mestres cantoneiros
Com arte e carinho imortalizaram-me,
Com muito gosto,
Em calçada portuguesa

4 Comments:

At 11:40 AM, Blogger Chellot said...

Muito prazer passeio. Percebo que passaste por maus bocados, mas o importante é que sobreviveste e assim será por muito tempo.

Beijos de rosas e vinho.

 
At 5:54 AM, Blogger Menina Marota said...

Passei para deixar um GRANDE ABRAÇO de saudades...
Desculpa a ausência, mas tenho limitado o meu tempo, na blogosfera, agora que preciso mesmo de me ausentar por motivos de saúde, quis vir aqui expressamente, desejar-te tudo de bom, esperando que já estejas a 100 % recuperado e quando voltar a estas lides, serás o primeiro a ser visitado.
Até sempre, meu AMIGO.

Beijo-te com todo o meu carinho ;))

 
At 5:56 AM, Blogger Menina Marota said...

Ah... esqueci-me de te referir que o Poema sobre a Calçada Portuguesa está muito belo.
Infelizmente, aqui em Portugal estão a acabar em muitos locais com ela, com grande pena minha.

Beijinhos ;))

 
At 4:35 PM, Blogger Menina Marota said...

Aqui estou de novo... a deixar-te um abraço, na esperança de um post novo...
Para quando nova postagem? Gosto de te ler.

Um abraço carinhoso e bom fim de semana :)))

 

Postar um comentário

<< Home